Governança

Código de Conduta

Inspirado nos Valores e nas Crenças de Gestão, o Código de Conduta representa o nosso compromisso com a Ética e a conduta empresarial íntegra. É um importante instrumento de Governança e serve como guia para a compreensão da conduta que devemos adotar no dia a dia das nossas atividades. Além disso, traz a forma apropriada de reportar conduta suspeita ou a clara violação.

O Código se aplica obrigatoriamente a todos os nossos empregados , em todos os níveis, da operação à diretoria e acionistas e serve de referência para os parceiros comerciais. Nossa atuação é pautada na conformidade com todas as leis, regulamentações e políticas em todas as regiões nos quais atuamos.

Treinamos todos os nossos funcionários para que compreendam na íntegra todos os capítulos. Cada capítulo conta com uma seção de exemplos e uma seção que esclarece o que é esperado de cada público. Não toleramos corrupção, suborno e pagamentos, a título de gratificação ou facilitação. No que tange a doações e patrocínios, temos um procedimento interno que regula essa prática e restringe qualquer tipo de doação política. O Código é claro: é proibido oferecer ou receber de qualquer tipo de vantagem com fim de garantir um negócio ou ganho pessoal, especialmente em relação à funcionários públicos ou autoridades do governo. Isto inclui o recebimento ou a oferta de brindes, entretenimento, hospitalidade e convites institucionais e qualquer ato que seja considerado ilegal pelas legislações locais e regulamentos ou que esteja em desacordo com nossas políticas. Todos os nosso funcionários são responsáveis pelo cultivo desses padrões de comportamento, mantendo um ambiente de confiança e fortalecendo a nossa reputação por meio das nossas ações no dia a dia.

Para conhecer, analisar e resolver qualquer questão referente ao Código de Conduta, o Grupo Hospedar mantém um canal denominado Ouvidoria, que pode ser acessado pelos públicos interno e externo.

Programa de Compliance

Nossa conduta empresarial está ancorada em valores que foram se definindo ao longo de 20 anos de história, e que espelham o compromisso de gerir os negócios com integridade e transparência, buscando sempre altos padrões éticos. Essa conduta visa garantir a sustentabilidade dos negócios, e os nossos Valores – Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União – permeiam todas as nossas ações, decisões de investimento e relacionamentos com stakeholders.

Com base nos Valores, nas Crenças e no Código de Conduta, que definem os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas e seus empregados com diferentes públicos, no ano de 2019 estruturamos o nosso Programa de Compliance.

Pilares do Programa

O Programa de Compliance tem como base sete pilares que norteiam nossos esforços na busca pela conformidade. Mantemos o Programa de Compliance com campanhas de comunicação e treinamentos para todos os empregados e diretores monitorando a eficácia do programa e tomando as medidas necessárias, em caso de infrações ou descuidos. Os pilares representam temas importantes para a organização e recebem a atenção especial dos nossos líderes, que devem orientar suas equipes para garantir:



  • O cumprimento de Leis e Regulamentos e dos compromissos assumidos nos Contratos e Acordos assinados seja ele com fornecedores, prestadores de serviços e empresas parceiras;
  • A obtenção das Licenças, Autorizações e Certificações necessárias para nossas operações;
  • A qualidade e a veracidade de todos os Relatórios que emitimos;
  • É o compromisso de todo o Grupo Hospedar Defesa da Concorrência/Antitruste, a Prevenção à Fraudes e à Corrupção.

Dentro deste Programa mais abrangente, o compromisso com o combate à Anticorrupção evoluiu, consolidando um programa a parte. Isso representa o nosso comprometimento com a constante busca pelas melhores práticas e incentivo com o combate à corrupção e aos danos causados por ela nas esferas política, econômica e social. Nosso objetivo é disseminar entre todos os funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, poder público, mídia, comunidade e sociedade em geral a amplitude e a relevância do tema, garantindo que a sua eficácia resulte em proteção e preservação de valor para toda sociedade.

E, para efetivar ainda mais o nosso Programa de Compliance , incentivamos o relato de qualquer suspeita de atos ilícitos e, em 2019 disponibilizamos a Ouvidoria como canal à disposição de todos, empregados e público externo. A Ouvidoria assegura uma forma de realizar denúncias de maneira confidencial e anônima. Nossas políticas repudiam qualquer forma de retaliação feita contra qualquer pessoa que exponha uma preocupação genuína. Seguimos em evolução constante, sedimentando boas práticas e nos adaptando às novas realidades.

Solidez e Transparência

Aqui no Grupo Hospedar, nós temos um modelo sólido de governança, atento às necessidades de evolução do negócio e regulador das relações entre acionistas, Conselho de Administração do Grupo Hospedar e das investidas.

O controle acionário é exercido pela família e nossa governança estabelece diretrizes claras para garantir confiança a todos os stakeholders, pensando sempre na solidez e longo-prazo dos nossos negócios e relações. Na holding, o Conselho de Administração é formado por três membros da família acionista, três conselheiros independentes e pelo chairman.

Nessa estrutura, como holding, o Grupo Hospedar estabelece as principais políticas e macrodiretrizes, apoia o Conselho de Administração no processo decisório e influencia as Empresas por meio dos órgãos formais de governança (Conselhos e Comitês). Desse modo, nossos direcionadores estratégicos são geridos pelos mais altos níveis decisórios da Empresa.

Entendemos que uma governança sólida e um sistema de Compliance estruturado são fundamentais para viabilizar uma relação saudável entre empresa e sociedade, e garantir transparência, atuação ética e integridade.

Nosso programa de Compliance está estruturado em sete pilares e engloba nosso Código de Conduta, nossas Políticas e a Ouvidoria, canal para denúncias que preserva o sigilo da denúncia.